Irmandade Odinista do Sagrado Fogo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum da Irmandade Odinista do Sagrado Fogo - Brasil (I.O.S.F.)
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Um ritual alternativo de spae

Ir para baixo 
AutorMensagem
Waldrich Draka
Admin
Waldrich Draka


Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/06/2017
Idade : 33

Um ritual alternativo de spae Empty
MensagemAssunto: Um ritual alternativo de spae   Um ritual alternativo de spae EmptySáb Jun 10, 2017 11:02 am

Enquanto o ritual spae moderno parece dar muita importância ao uso de guias animais e poderosas danças, o ritual antigo como é mostrado em Erik the Red´s Saga parece bastante aerodinâmico. Nos disseram para não viajar para Hel, de fato nos disseram explicitamente que os wights são chamados para a volva. Ao invés de sentar de frente com a Alta Plataforma, as mulheres circulam em volta dela, e o único encantamento feito é aquela de Varðlokkur “Ward locks.” Finalmente, o uso de talismãs parece ser de grande importância. Os elementos seguintes, julgando na descrição do Erik the Red´s Saga, parece ser de importância:


  1. A Alta Plataforma
    2. mulheres formando um circulo em volta da volva
    3. encantamento
    4. talismãs


Destes, o encanto parece ser de maior importância. A volva Þórbjorg no Erik The Red’s Saga observa a performance do Varðlokkur , “que muitas coisas foram reveladas que não haviam sido antes”

A Alta Plataforma

Seidr no geral parece ter usado uma Alta Plataforma. Pode ter sido em imitação aos enterros dos antigos Reis, sentados para ganhar a sabedoria ancestral ou talvez tenha sido simplesmente para dar a spaekonaa um lugar de proeminência. Eric Wodening, em seu livro Chanting Around the High Seat cita vários exemplos onde não há reuniões, ainda a Alta Plataforma estava ainda ereta. O estado de Gurdarsson que sentou na Alta Plataforma facilitaria para entrar dentro do transe Seja qual for seu propósito, pareceu necessário a performance do Seiðr.

Posição em volta da Plataforma

Não nos disseram que o wermen estava situado de acordo com a Alta Plataforma. Nos disseram que as mulheres circulavam em volta dela. Isto pode ter sido mantido com a crença que as mulheres em geral foram presenteadas em áreas que a segunda visão do homem não alcançava.

O encantamento

O encantamento parece ser o mais importante elemento mencionado no conto Old Icelandic no Erik the Red´s Saga. O nome do encantador Varðlokkur parece significar divisões fechadas, mas a volva indica que isso a ajuda a ver coisas que ela não poderia ver de outra maneira. No moderno spæcræft , encantos e canções são comumente usados para colocar o spae no transe, também como colocado no senso de outras pessoas na audiência. No moderno spæcræft, canções separadas são usadas na área dividida e no chamado dos animais guias. No entanto, nos textos anciões é mostrado apenas este encanto, e mesmo que nós só soubéssemos o titulo, esta performance de alguma forma ajudou as habilidades da volva. Baseado nas idéias modernas sobre musica e meditação, nós podemos ter razoavelmente certeza que a canção talvez tenha ajudado a volva a entrar em transe. A meditação guiada e o uso de tons certos para colocar as pessoas em transe foi mostrada e usada por séculos. A canção também apareceria conforme foi dito na saga para ser usada para convocar espíritos para comunicar-se com a volva. Conseqüentemente qualquer reconstrução de um ritual alternativo teria que levar essas coisas em consideração.

Talismãs

Entre os bens e as sepulturas das mulheres anglo-saxãs foram muitas vezes encontrados pequenos encantamentos. Estes poderiam ser facilmente talismãs de algum tipo. Os antigos túmulos da Era de Bronze revelam bolsas exatamente como foram descritas no Erik the Red´s Saga, contendo feitiços, ervas e outros itens impares. Não é sabido o que a volva carregava em sua bolsa, apenas que eram talismãs e encantamentos.

O Ritual

O ritual a seguir é oferecido como uma alternativa aos prolongados ritos spae, contem todos os elementos diretamente relacionados ao próprio rito como demonstrado no Erik the Red´s Saga. Foi sugerido que você faça o ritual e cheque os resultados comparando a outros métodos tal como conversa com Omen ou leitura das runas.


  1. A Alta Plataforma esta ereta
    2. As oferendas dos povos em volta da Alta Plataforma.


O wermen deve permanecer na frente da plataforma enquanto a mulher gira em volta dela. Assim que todos estiverem em seus lugares, é sugerido que a área seja borrada (lambusada) com mugwort recitando as seguintes palavras:

Sméoc, sméoc, sméoc ond smic,
recels wasc rymet,
fýre, fýre, fýs fácnu,
bringe frið ond frofre.

Tradução para o inglês:

Smoke, smoke, smoke and fumigate,
recels purify the room,
fire, fire, drive away evil,
bring frith and comfort.

3 – Os encantamentos

Eu dividi os encantamentos em duas partes por não estar muito claro conforme nos propõe Varðlokkur isso pode ter sido um galdor dividindo, uma canção de invocação, ou simplesmente colocar a volva em transe. Isso também pode ser jogado em tabuleiro em todos os três.

A – Divisão e hallowing. Eu usei o Wéonede Song do Miercing Rice para este propósito. O propósito do Weonde ou sacramento é separar a área de ritual da área comum, mundo mundano e fechar este aos deuses. Nos tempos antigos, isto podia ser feito através do fogo (nas antigas terras de gelo eles costumavam carregar uma tocha ao redor de suas fazendas para dividi-las) ou através um ritual como o Velho Norse “Þorr uiki” Thor “o fez sagrado”. Cantando esta canção assegura-se apenas auxilio na comunicação com a volva. Este deve ser feito através dos assistentes de volva.

Fyr ic bere ymb friðgearde,
Ond béode men frið fremman,
Líeg ic bere tó belúcan,
Béode ælwihta fléogan aweg.
Þunor wéoh, Þunor wéoh, Þunor wéohþisne ealh.
Fyr ic bere ymb friðgearde,
Ond béode men frið fremman,
Líeg ic bere tó belúcan,
Béode utlaga féran aweg.
Þunor wéoh, Þunor wéoh, Þunor wéohþisne ealh.
Þunor wéoh, Þunor wéoh, Þunor wéohþisne ealh.

Tradução para o inglês:

Fire I bear around this sacred site,
And bid all men make peace,
Flame I bear to enclose,
And bid evil spirits to flee
Thor make sacred, Thor make sacred, Thor make sacred this holy site
Fire I bear around this sacred site,
And bid all men make peace,
Flame I bear to enclose,
And bid outlaws fare away.
Thor make sacred, Thor make sacred, Thor make sacred this holy site.
Thor make sacred, Thor make sacred, Thor make sacred this holy site.

b – Invocação – O encanto a seguir chamado o Halsene Song foi escrito no intento de convocar o “auxilio” dos wights. O propósito do Varðlokkur parece ser colocar a volva no transe assim como os espíritos de invocação. Embora ninguém possa ter certeza disso, parece uma razoável suposição. Colocar volva em transe é crucial. Sem transe, sem comunicação com os espíritos, sem spae. Idealmente, um refrão poderia encantar tanto quanto um encanto gregoriano. Entretanto, provavelmente mais dois ou três ajudantes saberão o encanto. O encanto deve ser mantido ao menos em uma repetição de nove vezes ou ao menos até o que deixe volva num transe leve. Quaisquer espíritos chamados devem ser borrados ao ritual abaixo. “aye algo dado sempre resulta num ganho”. Você não pode esperar nenhuma informação de espíritos ancestrais ou deuses sem dar nada em troca.

Idesa ic háls Hæleðes ic ceall,
Ieldran gelað londwihtas ealswa.
Wyrda Web Wist cýðað,
Sihðes daga Siððan ond giet weorðeð.
Wísdomes goda      Wéstnesmannes,
Byrda ond déaðas   Bearnas ond dómas
Wynn ond wá Wíte ond léan.
Gecýðað hit eall Gecýðað ðingas eall.
(repeat)

Tradução para o inglês:

Disir I entreat Heros I call
Ancestors I invite Land wights as well.
Wyrd’s web Being reveal,
Visions of days Since and yet wove.
Wisdom of gods Desolation of Man,
Births and deaths Children and orlays,
Joy and woe Punishment and reward.
Reveal it all Reveal things all.

4 – A volva entra em transe para comunicar-se com os wights invocados. Este transe pode variar de leve a pesado, e depende largamente do lugar onde volva está e o quão confortável está. De muitas formas, não é muito diferente do transe que passa para uma meditação transcendental. Muitos povos acham mais fácil entrar em um transe sentando numa posição confortável e expirando e inspirando muitas vezes.
Respirar pelo nariz, vagarosamente e soltar pela boca. Entretanto, não forçar a respiração para que ela pareça natural. Hindus e budistas usaram mantras por séculos, sons e palavras usadas para respiração e cair no transe. Se você acha que isso ajuda, você pode querer um nome de runa ou alguma outra palavra relacionada ao trabalho em mãos. È sugerido que se alguém está treinando pra se tornar um spae, deve-se ler um artigo no trance work.
Daquilo que eu li no Erik the Red´s Saga, não ocorre possessão com a volva. A comunicação se dá meramente num nível telepático ou empático. Talvez tenha que se treinar também sensos de presença e comunicação com os espíritos. Infelizmente, isso não pode ser ensinado facilmente e talvez seja um dom de nascença.

5 – Na audiência pergunta-se coisas. Os ajudantes devem ser cuidadosos para conduzir a audiência e não perguntar coisas fúteis como o numero que vai dar na loteria. Querants também devem ser cuidadosos para não chamar ele ou ela pelo nome, apenas se referir como senhor ou senhora. Chamar a pessoa pelo nome pode tira-lo do transe.

6 – A volva sai do transe e o rito se interrompe. Novamente aqueles que querem aprender práticas do transe devem ler o artigo no trance work.
A volva deve se alimentar bem na noite anterior e descansar bem durante a noite. Foi dito no Erik the Red´s Saga que uma festa foi oferecida na noite anterior e a volva se deitou para uma boa noite de sono. É possível que ele ou ela deva carregar seus talismãs para ajuda-lo a entrar em transe, e se comunicar com os espíritos. Este talismã ou encantamento pode ser um item rúnico especialmente feito para isto ou simples trinkets que contenham algum significado espiritual.

Quer dizer que não há razão que os ritos de spae modernos não continuem como eram feitos no pioneirismo de Diana Paxton e outros. Entretanto, há espaço para mais de uma maneira pra isso ser feito, e talvez esta alternativa possa ajudar a encontrar novas introspecções na nossa cultura e religião.


Bibliografia:
Gundarsson, Kveldulf, Spae-Craft, Seiðr, and Shamanism
Hallaharva, Gunnora, Women and Magic in the Sagas
Jones, Gwyn Eirik the Red and Other Sagas,
Oxford University Press, Oxford
Wodening, Eric, Chanting Around the High Seat,
THEOD, Watertown, NY
Ir para o topo Ir para baixo
https://sagradofogobrasil.directorioforuns.com
 
Um ritual alternativo de spae
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Irmandade Odinista do Sagrado Fogo :: Seiðr-
Ir para: